DROGAS VIDA EM PRETO E BRANCO (DETETIVE CIBELE)



Com a realização deste projeto, esperamos que sirva para nós ampliarem nossos conhecimentos da quantidade de drogas que nos rodeia no dia-a-dia mas, que também, não se envolva neste mundo de perdição e falsidade que é a busca do prazer e a mudança de situação financeira fácil.
Vivendo a revolução tecnológica do mundo atual, nos permitem várias informações e até mesmo, como preparar as drogas para torná-las mais forte, isso gera mudanças no pensamento e comportamento humano no qual surge novas aventuras. Isso exige não só dos educadores mas, de toda a comunidade uma nova postura para despertar prevenção e até uma possível solução ou reflexão da situação.
A execução deste projeto "Viva sem Drogas e Viva Melhor" é conscientizar os alunos da 4ª série "B" do turno vespertino da Escola Estadual Edmo Teixeira o perigo das drogas na vida das pessoas e que os tornem multiplicadores para ajudarem quem estiver precisando de ajuda. Só assim podemos construir um mundo com mais justiça social e respeito.

Saber as conseqüências que causam alguns tipos de drogas
Álcool
Cigarro
Maconha
Crak

4.1. Objetivos específicos
Conhecer os diferentes tipos de drogas.
Por que as pessoas consomem drogas.
Conhecer os efeitos das drogas no organismo.
Saber o que leva uma pessoa a ter dependência.

Ações
V - PLANO DE AÇÕES

1ª Etapa:
Reunindo a turma da 4ª série "B" , propomos a execução do projeto "anti-drogas", abrindo espaço à sugestões.
2ª Etapa:
Fizemos um debate colhendo opiniões e informações elaboramos o quadro cognitivo:
3ª Etapa:
Uma entrevista na televisão pelo Dr. Ronaldo Laranjeira que é psiquiatra e pesquisador sobre drogas afirma que existe seiscentos bilhões de dólares no mundo em função das drogas e, Dr.ª Juliana Brucher fisioterapeuta da estrutura familiar disse que, não existe família modelo para livrar das drogas, esta entrevista foi tema de debate de discussão entre a turma.
4ª Etapa:
Mobilizamos parte da sociedade para podermos realizar este trabalho. Contamos com a colaboração do Teleposto ( TV Escola ) onde conseguimos filmes que fala sobre as drogas que são consumidas livremente no país como: o cigarro, o álcool e remédios que matam tanto quanto qualquer outra droga. Nossas convidadas foram as professoras Jerusa e Maria que após os filmes de propagandas de várias drogas, falou sobre os perigos que causam na saúde das pessoas.
5ª Etapa:
Leituras de textos informativos, livros, jornais e revistas foi uma grande ajuda para descobrir que, vivemos no meio das drogas e muitas vezes não sabemos.
6ª Etapa:
A novela " O Clone " despertou um grande interesse na turma, todos os dias os alunos assistiam e anotavam o que eles mais gostavam dos personagns: Mel, Nando e Lobato havia um debate sobre as reações e atitudes que a droga causa no cérebro e provoca atitudes terríveis. A medida que assistiam a novela os alunos foram confeccionando cartazes e frases de alerta contra as drogas.
Os filmes de alerta contra as drogas
No dia vinte sete de fevereiro 2002, assistimos a vários filmes, com a propaganda do cigarro, onde deixou bem claro os males
causados à saúde não só, para os fumantes ativos mas, também
aos fumantes passivos e ao meio ambiente como: o solo, o ar e
a água. Na maioria dos filmes os personagens das histórias
são animais como: o camelo, o cavalo, o gato, o cachorro e
o coelho. Isto, demostra que a fumaça do cigarro prejudica
não só, o organismo de quem usa, mais o meio ambiente
também fica poluído. O mais importante de tudo o que estamos fazendo e ter a consciência dos prejuízos que o uso das drogas trás, de um modo geral, para termos uma boa condição de vida.
Aluna da 4ª ''B'' Turno Vespertino
Excursão no desafio Jovem
Aos seis dias, do mês de abril, de dois mil e dois, fomos fazer uma excursão no Desafio Jovem que é uma casa de recuperação de pessoas usuárias de drogas. Fomos acompanhados pela professora Eunice que, faz parte do conselho Tutelar de menores e Adolescentes. Esta entidade não tem fins lucrativos, vivem de doações comunitárias. Tivemos contado com os jovens que nos contaram a história de suas vidas e os motivos que os levaram a se mergulharem no mundo das drogas e que chegaram no fundo do poço. O mais surpreendente foi saber que, a cada ano, diminui a faixa de idade para começar a usar todas as espécie de drogas possíveis.

Texto Informativo

O Dr. Ronaldo Laranjeira, psiquiatra e pesquisador sobre droga afirma que: existe um investimento de seiscentos bilhões de dólares no mundo em função das drogas.
O principal motivo de si envolver com as drogas buscam prazer. E as drogas estão baratas e cada vez mais forte e, isto permite que todas classes sociais tenham acesso.
OS jovens conseguem sua independência muito cedo e o mundo de informações ampla demais isto, contribui para os jovens se envolvem cada vez mais sedo com as drogas e, cada ano vai diminuindo a idade.
Até os anos sessenta a idade de envolvimento com drogas era de quinze anos acima, hoje , a faixa etária é de doze anos. Os pais , querendo a educação moderna aos filhos e as crianças sendo muito independência está falando a vigilância dos pais responsáveis que é um grande erro.
Julia Brucher - fisioterapeuta da estrutura familiar diz que: A família está passando por uma reestruturação social , econômica e familiar, por isso não existir uma família modelo para ser feliz. Esta felicidade tem que ser construída

Nenhum comentário: